Madrid, Espanha
A capital espanhola é o coração da Espanha. considerada no ano de 2015 como capital Mundial do Turismo pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC). Foi em Madrid que se iniciaram as mudanças no país, tanto na cultura como na política. Tanta influência fez da cidade um polo de atrações ricas em história e de interesse mundial. Com voos diretos a partir de Portugal, Madrid tornou-se uma viagem obrigatória para quem deseja guardar na memória passagens sublimes de uma região que se renova a cada dia.
Atividades
Todo o passeio em Madrid começa pela Plaza Mayor ou pela Puerta del Sol. A Plaza Mayor é onde ocorrem as festividades de San Isidro, o padroeiro da cidade; já a Puerta del Sol é o palco da comemoração da passagem de ano e também o local onde fica o Oso y Madroño, estátua símbolo da cidade.
Quando iniciar o roteiro, programe conhecer o Palácio Real, residência oficial do Rei da Espanha e ponto turístico imperdível. Prepare a máquina fotográfica.
Caminhe também pelo Parque do Retiro, a melhor área verde da cidade. Quanto aos museus, que são atrações bastante valorizadas de Madrid, é melhor reservar muitas horas. O Prado é o mais famoso e exibe uma infinidade de obras de arte. Até quem não é um especialista em artes encanta-se com as exibições muito bem trabalhadas.
Para os religiosos, a Catedral de la Almudena aparece como porto seguro. O conjunto arquitetônico impressiona pelo tamanho e pelos detalhes dos quase 102 metros de altura.
Outro passeio recomendado é uma visita ao Estádio Santiago Bernabéu, casa do Real Madrid, um dos maiores clubes do mundo.
Opções de passeios:
Percurso 1
A rua Felipe IV, junto ao Museu do Prado, é o ponto de partida deste percurso, que nos conduz até à Puerta de Alcalá, para depois tomar a direção do eixo Prado-Recoletos, onde se encontram as fontes de Neptuno e de Cibeles, e subir em seguida pela Gran Vía. Percorremos esta artéria da cidade, até à Praça de Espanha e desde aqui, depois de passar diante do Templo de Debod, chegamos à parte velha da cidade, onde podemos admirar o Palácio Real, a Catedral da Almudena ou a Puerta del Sol. O último trecho do percurso conecta novamente com o Passeio do Prado e leva-nos ao Real Jardim Botânico e aos museus Rainha Sofia e Thyssen-Bornemisza, até chegarmos novamente ao ponto de partida, junto ao Museu do Prado.
A versão ampliada deste percurso, que se realiza duas vezes por dia (10:05 e 18:05 horas) permite-nos conhecer também Madrid Río, o novo espaço verde da cidade, e a área de Moncloa, onde se encontram as instalações da Força Aérea, o Faro de Moncloa ou o Arco de la Victoria. Existe ainda uma variante de tour noturno, durante a temporada de verão, com duas saídas a partir das 22:00 horas.
Percurso 2
A segunda opção que oferece Madrid City Tours começa também junto ao Museu do Prado, mas neste caso percorre os Paseos de la Castellana, Prado e Recoletos, e as suas ruas vizinhas. O Palácio de Cibeles, atual sede do Município, é um dos edifícios mais espetaculares que se podem admirar neste percurso, que nos permite contemplar o Palácio do Marquês de Salamanca, os Nuevos Ministerios, o complexo comercial AZCA ou o Estádio Santiago Bernabéu. O onibus percorre também o Bairro de Salamanca, com as suas lojas de grandes marcas ou museus como o de Lázaro Galdiano. Finalmente passaremos pela Puerta del Sol e pelo Congresso dos Deputados, para chegarmos novamente à Plaza de Neptuno, ponto final deste percurso.
Duas vezes por dia (12:15 e 16:05 horas), a versão ampliada deste segundo percurso permite ainda conhecer o complexo Cuatro Torres Business Area, onde se situam os edifícios mais altos da cidade, e a Praça de Touros Monumental de Las Ventas.
Gastronomia
O centro de Madrid reserva boas surpresas para o visitante. A Casa Alberto, no bairro de Las Letras, por exemplo, é especialista em callos (bucho de porco ou de cordeiro), albondigas (almôndegas com molho espanhol) e rabo de touro. Destaque também para a Taberna de Antonio Sánchez (Mesón de Paredes). O estabelecimento foi inaugurado no fim do século XlX e hoje conquista os clientes com pratos à base de carne de touro.
Outra indicação imperdível é a Casa Labra (rua Tetuán), responsável por servir os famosos croquetes de jamón e bacalhau.
Compras
Como as opções são muitas e variadas, o mais certo a indicar é o bairro de Salamanca, região que ostenta o título de paraíso das compras em Madrid. As lojas mais luxuosas estão nas ruas Serrano, Castelló, Goya, Velázquez, Jorge Juan, Príncipe de Vergara e Ortega y Gasset. Há espaço também para os locais mais alternativos, como em Chueca. Aproveite o passeio nem que seja apenas para espiar. A região é muito bonita.
Como chegar
As principais cidades do país possuem voos diretos para Madrid.
Melhor época
O outono (setembro e outubro) é a melhor época para se visitar Madrid. O período é atraente por conta dos dias ensolarados e das temperaturas agradáveis. O inverno é rigoroso, mas dificilmente as temperaturas caem abaixo de zero. A primavera costuma ser agradável, mas com chuvas isoladas. O verão, a partir de junho, é verdadeiramente quente.
Ofertas de Hoteis